eu consegui instalar o kde, mas foi pior ainda pois nem o mouse funcionou. Seria muito errado se eu fosse instalar a versao 8.2? fico aguardando a resposta..
O problema não esta no sistema ou na versão, mas na configuração de seu teclado e mouse. Dê uma olhada no tópico do fórum abaixo [1], pois se parece muito com o seu problema. Veja se você habilitou todos os serviços necessários. Nesse caso especÃfico, bastou apenas adicionar as entradas abaixo no /etc/rc.conf:
CONSEGUI!! Instalei o KDE mas sem a linha `local_startup` (vi em um tropico), funcionou perfeitamente.. Masssssssssssssssssssssss como eu tenho muita sorte agora ha outro erro, nao consigo logar. Eu consegui achar um tropico com a resposta porem tenho que acessar o caminho /usr/local/kde4/share/config/kdm e editar o arquivo kdmrc porem so consigo ir ate o caminho /config, o resto aparenta nao existir. Gostaria de saber se ha outro caminho para versao 9 do freebsd. O link para o tropico eh este: http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=25960 fico grato desde ja. Abs..