Oi pessoal,
não sabia exatamente onde mencionar dois artigos meus que sairam em revistas recentemente, então boto aqui.
Na segunda edição da Libre Office Magazine em português, de dezembro de 2012, saiu o artigo "Fotografia Panorâmica Imersiva com Software Livre" a partir da página 48 do documento em PDF. Esse primeiro é meio off-topic, ok, mas como está em português listei primeiro.
Na última edição (jan/2013) da BSD Magazine saiu um artigo semelhante, mas bem mais extenso (virou o artigo da capa), já com referências a vários BSDs, intitulado "Immersive 360×180° Panoramic Photography in BSD". Ele ficou com 19 páginas ao todo, iniciando na página 26. O PDF pode ser baixado no site gratuitamente. Não sei se esse link vai funcionar direto. Se não funcionar peço que cliquem direto no site, o que exigirá o fornecimento de um email para receber a newsletter sobre novas edições. O recebimento pode ser cancelado depois.
Em breve devo liberar a versão original do artigo da BSD Magazine no meu wiki, com mais correções e tende a ser um documento complementado com o tempo. O artigo em inglês foi inspirado num documentão que tenho feito em PT-BR no meu wiki, mas menos focado em BSD.
Espero que gostem.
Abs, Cartola.