Eu acho engraçado isto
Na prática quem administra que escolhe usar ou não, hoje software livre atende, assim como proprietário. Certo por se tratar de uma instituição também do governo gostarÃamos de ter menos gastos e mais lucros a todos cidadões, mas é complicado avaliar de fora da instituição. Suspeita de lavagem de dinheiro
, quem não têm!! somos brasileiros e nos orgulhamos dos nossos polÃticos ladrões... pois a gente não se revoltava contra isto ...
Hoje não vejo a econômia de software livre tão clara em alguns pontos e contextos, acredito que o problema tá intricito nos muitos falsos administradores ( ou iniciantes ), questão do mercado proprietário ter corrido átras para ficar competido, o usuários não teram ainda hoje uma boa aceitação sobre as interfaces de software livre ( se for apple o cara se acustuma 1 dia a usar ). Acredito que o principal que o mercado aprendeu com a alta do mercado do software livre no passado, é aplicar preços mais justos e sempre ver que existe uma opção barata se você tiver uma boa equipe técnica.
E fica ainda mais complicado competir principalmente com estes hardwares projetados para executar uma função ( ex, utm's, switch's, moden's )
Claro, software livre também cresce citar a exemplo da Red Hat, principal contribuidor do kernel linux que teve um faturamento maior do 1 B, Novell ... e assim vai ..