Página 1 de 1

Re: Caixa: o fim do software livre?

MensagemEnviado: 26/Jun/2012 14:03
por atpessoa
Difícil responder uma pergunta dessas sem estar envolvido diretamente, ou bem próximo, com as pessoa que tomaram essa decisão, podemos apenas especular os motivos mais comuns: loby, mudança de gerência para alguém mais envolvido com o mundo Microsoft, entre outros fatores. Claro, a economia dos cofres públicos deveria ser prioridade nesses casos, mas nem sempre podemos contar com o bom senso dos administradores públicos para gerenciar o dinheiro dos nossos impostos.

Re: Caixa: o fim do software livre?

MensagemEnviado: 26/Jun/2012 14:14
por lucasmcz
Triste e estranho.

Acredito que parte desse dinheiro, sendo investido no LibreOffice, para melhor compatibilidade a algumas necessidade que podem existir dentro da Caixa, teriamos um ganho muito maior, tanto a Caixa como a comunidade.

Acredito também, que existe vários outros pontos envolvidos. Sempre escuto de empresários, que preferem comprar soluções proprietárias, por causa do suporte. Complicado, mesmo é ter que concordar com alguns empresários, no quesito suporte. Sinto em alguns momentos que o Software Livre, perde força quando as empresas que trabalham com Software Livre não atuam no mercado como as empesas de software privado.

Nesse quesito, a Licença BSD é a que mais ajuda socio-economicamente falando.

Minhas impressões.

Re: Caixa: o fim do software livre?

MensagemEnviado: 26/Jun/2012 23:09
por demoncyber
Eu acho engraçado isto :)

Na prática quem administra que escolhe usar ou não, hoje software livre atende, assim como proprietário. Certo por se tratar de uma instituição também do governo gostaríamos de ter menos gastos e mais lucros a todos cidadões, mas é complicado avaliar de fora da instituição. Suspeita de lavagem de dinheiro :), quem não têm!! somos brasileiros e nos orgulhamos dos nossos políticos ladrões... pois a gente não se revoltava contra isto ...

Hoje não vejo a econômia de software livre tão clara em alguns pontos e contextos, acredito que o problema tá intricito nos muitos falsos administradores ( ou iniciantes ), questão do mercado proprietário ter corrido átras para ficar competido, o usuários não teram ainda hoje uma boa aceitação sobre as interfaces de software livre ( se for apple o cara se acustuma 1 dia a usar ). Acredito que o principal que o mercado aprendeu com a alta do mercado do software livre no passado, é aplicar preços mais justos e sempre ver que existe uma opção barata se você tiver uma boa equipe técnica.

E fica ainda mais complicado competir principalmente com estes hardwares projetados para executar uma função ( ex, utm's, switch's, moden's )

Claro, software livre também cresce citar a exemplo da Red Hat, principal contribuidor do kernel linux que teve um faturamento maior do 1 B, Novell ... e assim vai ..