Dúvidas sobre Openbsd

Tem alguma questão não relacionada com FreeBSD, ou quer apenas bater um papo sobre qualquer coisa não relacionada com ele? Este é o fórum para você.

Dúvidas sobre Openbsd

Mensagempor assembler » 06/Jul/2012 12:32

...
Editado pela última vez por assembler em 04/Jan/2017 20:54, em um total de 1 vez.
assembler
Membro

Re: Dúvidas sobre Openbsd

Mensagempor atpessoa » 06/Jul/2012 12:50

Existem algumas razões para que ele seja considerado por muitos o S.O. mais seguro em desenvolvimento, algumas destas são:

1. A instalação padrão do OpenBSD só apresentou duas vulnerabilidades remotas nos últimos dez anos;
2. O processo de desenvolvimento é focado, quase que exclusivamente, em segurança, e isso já lhe rendeu algumas criticas;
3. O código é comitado é submetido para revisão de outro desenvolvedores;
4. O código é constantemente auditado;
5. Outras.

Mas seja qual for o S.O., ele vai ser tão seguro quanto o administrador dele o deixar. Se um administrador de Windows Server não souber usar e não tiver afinidade com sistemas UNIX, como o OpenBSD, o sistema vai acabar ficando menos seguro que um Windows Server bem configurado e administrado. Claro que existem sistemas que facilitam sua vida nesse quesito (FreeBSD, OpenBSD, Linux etc.), outros vão precisar de mais trabalho para se deixar seguro e administrar (Windows), mas tudo vai depender de você.

Eu não sou imparcial, confio mais no FreeBSD e no OpenBSD para os quesitos servidores, gateways, firewalls etc. E Linux e Mac OS para meu desktop/workstation. Então, no final das contas, a escolha é pessoal mesmo :-).
Antônio Pessoa
atpessoa
Administrador

Re: Dúvidas sobre Openbsd

Mensagempor sistematico » 09/Jul/2012 04:45

Concordo 100% com o que o Antônio disse.

Quando comecei a testar o FreeBSD e OpenBSD as VMs não eram tão modernas(nem sei se existiam), instalei ambos nativamente e aprendi na marra(mentira, na época era o FreeBSD 4.7, e eu fugi dos dois :D ).

Mas hoje está mais fácil, porque não testa os dois no VirtualBox ou VMWare antes de instalar?

Um abraço.
sistematico
Administrador

Voltar para Off-Topic